Aveia – Vantagens e Formas de Consumo

 

 

 

Conheci, recentemente, uma opção de flocos de cereais que me deixou encantada, o novo Cheerios Aveia com 90% aveia e percebi que são uma excelente alternativa às tradicionais papas de aveia uma vez que possuem um alto teor de aveia e, assim, uma boa quantidade de proteína (10,4g em 100g) e de fibra (10,3g em 100g). Ainda de fazer referência à quantidade de açúcar que é bem menor do que aquilo que eu imaginava (9g em 100g), sendo que numa porção de 30g possui apenas 2,7g de açúcar. Além de tudo isto possui um sabor agradável e textura crocante. Deste modo, preenche o perfil nutricional de quem procura opções mais saudáveis e, ao mesmo tempo, rápidas e práticas para os pequenos almoços.

Listo abaixo, algumas razões pelas quais é bastante importante incluirmos aveia na nossa rotina diária:

 

A aveia é um pseudocereal que começou a ganhar ênfase e fama pela sua versatilidade e qualidade nutricional, tornando-se assim uma alternativa saudável para os pequenos almoços e meios da manhã e tarde.

Este alimento difere dos comuns cereais pois possui um alto teor de proteína (13%), com valores de aminoácidos essenciais superiores aos do trigo e centeio e, além disso, possui uma quantidade assinalável de fibra. E esta associação da fibra à proteína confere um grande potencial de saciação. Além disso, é rica em vitaminas e minerais, nomeadamente vitaminas B1, B3, folato, vitamina E, fósforo, ferro, magnésio e zinco.

A aveia tem um efeito mais que comprovado na redução dos níveis de colesterol total e LDL e um dos principais responsáveis por este efeito são os Beta-glicanos, os quais são compostos existentes na camada externa da aveia. Ainda a propósito do seu perfil nutricional, importa referir que a aveia por ser pobre em açúcares acaba por ser uma excelente alternativa para regular os níveis de glicemia.

 

Desde a população adulta ativa a atletas, a aveia vale ouro, permitindo explorar as suas diversas formas de apresentação, sabor e textura, seja nas refeições principais ou intermédias. Participa, usualmente, nos pequenos-almoços e lanches (como papas, cereais, muesli, snacks, pães e biscoitos.) Existe, no entanto, uma panóplia de maneiras de incluir este cereal que, cada vez mais, tem conquistado a sua importância e lugar na alimentação dos portugueses.

 

 

COMO POSSO INCLUIR A AVEIAS NAS MINHAS REFEIÇÕES?

 

  • Flocos de cereais Cheerios Aveia com 90% aveia para adicionar ao leite ou bebida vegetal mas também aos iogurtes e como topping das nutritivas bowls.

 

  • Farinha de aveia para confeção de bolachas, panquecas, pão, sobremesas, preparação de molhos;
  • Flocos de aveia para produzir muesli caseiro;

 

  • Flocos de aveia para fazer, por exemplo, crumble de maçã ou outras sobremesas;

 

  • Farinha de aveia para dar consistência às sopas;

 

  • Flocos ou farinha de aveia para empanar, por exemplo, carnes brancas e levá-las ao forno;

 

  • Flocos de aveia para juntar aos iogurtes ou cremes de fruta;

 

  • Flocos de aveia para fazer batidos;

 

 

Perante tudo isto percebemos que estamos diante de um alimento que representa uma excelente solução para a elaboração de refeições saudáveis, diversificadas e apelativas.