Cristina Freitas

Aprender a comer.
Conheci a Dra. Andreia Santos há cerca de 3 anos com 40 anos. Apesar de sempre ter praticado desporto tinha alguma dificuldade em controlar o peso porque não fazia as escolhas alimentares mais acertadas. Como estava a preparar a minha participação na meia maratona do Porto procurei a Dra. Andreia no sentido de me ajudar a perder cerca de 4Kg, peso que eu achava que se perdesse me iria ajudar no meu desempenho da corrida.
Após a pesagem na consulta, a Dra. Andreia disse-me duas coisas que me marcaram e nunca mais esquecerei:
-não são os 4Kg que são o problema, mas sim a percentagem de massa gorda que tem neste momento no corpo.
– precisa de perder peso não para correr mais ou para ficar com melhor imagem, precisa de perder peso para ter energia e saúde para tratar dos seus filhos e ter qualidade de vida.
Após analisarmos o meu dia em termos de alimentação, a Dra. Andreia não me proibiu de comer o que gostava, apenas fizemos algumas alterações e substituímos os alimentos que me prejudicavam por opções mais saudáveis, conforme fui perdendo peso e massa gorda, aumentei a massa muscular e fomos, durante as consultas, adaptando sempre o plano alimentar às minhas necessidades.
Hoje, e passado 3 anos, continuo a manter o meu peso com ligeiras oscilações que consigo perfeitamente controlar e compensar e aprendi que o que me faltava não era uma dieta mas sim aprender a comer.
Costumo dizer que a Dra. Andreia Santos foi a pessoa que me ensinou a comer aos 40 anos.