Sofia Lopes

“Não estou em dieta. Adotei um novo estilo de vida!”

 

Através deste testemunho, procuro sensibilizar as pessoas e os jovens (em particular) para a extrema importância do alcance do equilíbrio alimentar, em alternativa a dietas extremistas que apenas resultam no curto prazo e com muito sacrifício de nossa parte. Esta ideia não é nova, embora acredite que esteja pouco presente e sedimentada na mente de muitos de nós.

Eu fui a prova viva do impacto negativo que dietas e planos desequilibrados podem gerar num organismo. Durante 6 anos vivi com um distúrbio alimentar grave, caracterizado pela ingestão exacerbada de enormes quantidades de comida, seguindo-se de períodos de restrição alimentar severa. Fui tentando combater os meus impulsos recorrendo a vários tipos de dietas vulgarmente conhecidas. Todas falharam e quase sempre resultaram em mais fome, mais stress, mais irritabilidade e, inevitavelmente, em mais compulsão.
O momento da identificação dos alimentos aos quais era intolerante (realizei o teste sanguíneo para identificação de intolerâncias alimentares) foi um ponto de viragem na minha vida. A partir desse momento, senti uma necessidade enorme de assumir um compromisso comigo mesma, para a vida toda! Em termos de alimentação, optei por restringir totalmente alguns alimentos (ex: trigo) e outros reduzi substancialmente o seu consumo diário (ex: laticínios). Passei a escutar o meu corpo e a compreender todos os sinais que ele me dá face aos alimentos que lhe forneço; entusiasmei-me com novas receitas e produtos, descobrindo um novo mundo de alternativas prazerosas, e ao mesmo tempo, saudáveis. E ainda: passei a respeitar totalmente as refeições pré e pós treino, fornecendo ao meu corpo aquilo que ele realmente necessita.

A minha mudança de estilo de vida englobou ainda procurar estabilizar ao máximo o meu dia a dia através de rotinas e horários fixos para comer e dormir, bem como o ajuste do plano de treino (iniciei-me na musculação, 2x semana). Com todos estes fatores juntos, consegui finalmente entrar em pleno equilíbrio e harmonia com o meu corpo, vivendo de forma muito mais feliz.

Deixo um agradecimento especial à Dra. Andreia Santos pelo importante papel que teve e tem em todo o meu processo evolutivo. Para além da sua sabedoria e rigor científico, mostrou e transmitiu sempre uma enorme energia positiva, força, motivação e inspiração. E são essas atitudes que contribuem para as grandes mudanças. Um grande obrigado.